Apresentação fetal

A apresentação fetal é a parte da criança que se mostra em primeiro lugar no canal do parto. Ela pode ser identificada através de uma consulta obstétrica ou ecografia no terceiro trimestre da gravidez. A apresentação fetal pode variar, podendo o feto estar em apresentação cefálica (bebê de cabeça pra baixo), apresentação pélvica (bebê assentado) ou apresentação transversa (bebê atravessado).

A apresentação pélvica pode ser completa ou incompleta. A apresentação pélvica incompleta pode ser modo joelhos (as coxas estão estendidas e as pernas dobradas para trás), modo pés (o bebê está totalmente em pé dentro do útero, muito rara, mais presente em prematuros) ou modo nádegas (o bebê está com as coxas dobradas mas as pernas esticadas para cima).

Na apresentação pélvica completa o bebê apresenta as coxas e pernas fletidas. O médico, através do toque vaginal, consegue palpar as nádegas e os pés.

O bebê pode mudar de posição durante a gestação várias vezes e na maioria dos casos terminar na posição cefálica, que é a ideal para o nascimento (a isso denominamos de “cambalhota” final).

O bebê pode não dar a cambalhota final e ficar cefálico através de algumas influências, como: alterações da implantação da placenta, cordão umbilical enrolado no bebê, anomalias da forma do útero ou do feto, prematuridade, redução ou aumento anormais do volume do líquido amniótico.

Na apresentação transversa, o médico pode realizar algumas manobras para alterar a posição fetal ou optar a realizar parto cesáreo, que é o mais provável.

Quando a apresentação é pélvica completa ou incompleta modo nádegas, o parto vaginal é possível, apesar de haver maiores probabilidades de complicações. Cabe ao médico decidir se é indicado a cesareana ou não.

Publicado em 13 de março de 2013 / Atualizado em 21 de março de 2013

J Resende - Manual de 1. Ministério da Saúde. Gestação de Alto Risco Manual Técnico. 2010.Obstetrícia, 1991 - Guanabara Koogan Rio de Janeiro

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar