É normal ter cólicas no pós-parto?

O pós parto, também chamado de  puerpério ou resguardo, é o período de recuperação da mulher após o parto e dura, em média, de 6 a 8 semanas. O período do pós parto termina somente quando a mulher volta a menstruar.

Durante essa fase  o corpo da mulher sofre muitas mudanças físicas e psicológicas. Todos os órgãos, principalmente os genitais, estão se recuperando das mudanças ocorridas durante a gravidez e do parto. Nessa fase se inicia a lactação.

No pós parto também é  normal a mulher apresentar cólicas, pois o útero continua a se contrair  com objetivo de evitar um sangramento excessivo. Na maioria das mulheres as contrações são indolores, mas outras já sentem cólicas que podem ser mais intensas durante a amamentação. As cólicas no pós parto duram, em média, até uma semana após a mulher dar à luz. Caso essas dores persistam após a primeira semana, você apresente febre, calafrios ou sangramento abundante, procure seu médico para que ele avalie e descarte a possibilidade de uma infecção ou outros problemas após o parto.

Assim como os enjoos,  a azia e outros desconfortos que você teve durante a gestação e que já foram embora, as contrações também não costumam durar mais que uma semana. Após esse período, o corpo da mulher começa a voltar ao normal.

Publicado em 21 de março de 2013 / Atualizado em 25 de março de 2013

Brasil Babycenter. Você depois da chegada do bebê. Retrieved from: Brasil.babycenter.com

Duarte, A. C. Amigas do parto. Retrieved from: Amigasdoparto.com.br

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar