Como emitir passaporte para viajar com crianças?

Da redação-

 

Toda mãe ou pai que pretende viajar ou deixar o país pode vir a ter esta dúvida: como tirar o passaporte das crianças? O processo, de modo geral, é bem simples e parecido com o processo de emissão de um passaporte adulto.

Algumas outras diferenças, no entanto, podem ocorrer deixando os pais com dúvidas e apreensivos quanto à emissão do documento.

viajar_criancas_emissao_passaporte_RedeMae

Divulgação/FreeImages

A primeira dúvida é em relação a validade do passaporte infantil. Para crianças menores o prazo de validade é diferente, veja:

Idade\Validade

1 ano

2 anos

3 anos

4 anos

5 anos

 0 a 1

   x

 1 a 2

    x

 2 a 3

    x

 3 a 4

    x

 +4

     x

Divulgação/Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal, acima dessa idade a validade é de 5 anos.  A PF afirmou no ano passado que a validade dos passaportes iria mudar para 10 anos. Na ocasião em que for emitir o seu, verifique se este prazo já está valendo.

O procedimento de emissão é o mesmo para passaporte infantil ou adulto.

 

  1. Acesse o site da Polícia Federal no link a seguir e clique em “Emissão de passaporte” http://www.dpf.gov.br/serviços/passaporte/requerer-passaporte
  2. Preencher o formulário que abrirá na tela. Preencha todos os dados da criança. Nos campos que pedem documentos que a criança ainda não tenha (como o RG, por exemplo), basta deixar em branco.  O e-mail pode ser o de um dos pais e a profissão pode ser deixada em branco.
  3. Marque todas as opções específicas para menores de idade que aparecerão. Esse passo é muito importante e não pode ser ignorado.
  4. Escolha e marque a cidade onde ocorrerá o atendimento: ou seja, onde você vai receber o passaporte.
  5. Emita e pague a Guia de Recolhimento da União- a GRU. O valor é o mesmo para a emissão de passaporte adulto.
  6. Após o pagamento da taxa basta comparecer com a criança no posto de atendimento marcado com toda a documentação exigida. Em algumas cidades é necessário fazer o agendamento. Confira se na sua cidade é necessário e se programe para não perder prazo.
  7. Boa sorte e boa viagem com o seu bebê!

 

Com  Nycolle Xavier

Publicado em 5 de fevereiro de 2015

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar