O uso de produtos químicos na gravidez

Texto de opinião

 

A grande prioridade de todas as mamães é ter um bebê saudável, devendo imperar o bom senso, a responsabilidade e a noção do que é seguro para ambos.

No que diz respeito à utilização de produtos químicos na gravidez (no amplo sentido da questão) não há estudos que comprovem o risco real da maioria dos químicos que são de uso comum. No entanto, já existem alguns produtos que parecem aumentar o risco de ser doença tanto para a mãe como para o bebê.

Para facilitar, irei esclarecer a segurança dos químicos que estão mais presentes no nosso dia a dia:

 

Tabaco

O tabaco é prejudicial tanto para a mãe e para o bebê porque reduz a quantidade de oxigênio que ambos necessitam. Assim mulheres fumadoras têm maior risco de aborto, hemorragias, parto prematuro e síndrome de morte súbita do lactante. Também a frequência e gravidade dos enjoos podem estar agravados em grávidas fumadoras.

 

©  Morguefile.com

Produtos para o cabelo

A pintura do cabelo deve ser bem ponderada durante a gestação. Se esta questão for muito importante para si (para a sua auto-estima) deve optar por produtos naturais e preferir fazer madeixas ou reflexos, uma vez que neste caso não existe o contacto direto com o couro cabeludo. Convém, no entanto, utilizar apenas a partir do terceiro trimestre, período em que a possibilidade de mal formação fetal diminui.

Os produtos para alisamentos e permanentes devem ser evitados. Isto porque também contêm na sua composição substâncias que podem ser absorvidas pelo couro cabeludo tais como amônia, benzeno ou formol.

Atenção! O salão de cabeleireiro que frequenta deve ser bem ventilado devido ao uso de produtos químicos que podem ser inalados.

 

Produtos para a pele

Os produtos hidratantes para a pele devem ser sempre naturais e previamente aconselhados ou permitidos pelo seu médico.

 

Alimentos

Os legumes e frutos devem ser bem lavados e, de preferência, retirar a superfície exterior devido à possível exposição a inseticidas.

 

Trabalho

A exposição a químicos pode ocorrer, tendo em conta o seu trabalho. Se trabalha em locais que obrigam ao manuseamento de produtos tóxicos e/ou em que haja o perigo de inalação deve falar com o seu empregador de forma a ser deslocada para outros serviços temporariamente, de forma a diminuir o risco de exposição.

Publicado em 26 de maio de 2014

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar