Como amamentar: saiba qual a técnica correta para amamentação

A amamentação é um período de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê e deve acontecer em um local tranqüilo e confortável para ambos. A posição ideal para a mãe é a mais confortável, desde que ela consiga alimentar o bebê adequadamente. Já para a criança, existe a posição clássica, a invertida e a de cavaleiro, como explicamos a seguir:

Posição clássica: o bebê deve estar encostado com a sua barriguinha junto à barriga da mãe e com a cabeça acomodada na volta de dentro do cotovelo da mãe, alinhados. Nesta posição a mãe pode olhar diretamente nos olhos do bebê.

Posição invertida: Nesta posição o bebê fica por baixo do seu braço, posicionado ao lado do corpo da mãe, que segura a cabecinha dele com a mão, de frente para a mama oferecida. Esta posição é útil para mães com mamas grandes e em amamentação de gêmeos, pois permite o esvaziamento da mama no quadrante lateral externo e alivia a dor.

Posição de cavaleiro: A posição a cavaleiro, onde a mãe fica sentada e seu bebê fica com as perninhas abertas como um cavaleiro na coxa da mãe. A mãe deve segurar seu bebê com uma mão e ter o cuidado de manter seu pescocinho firme e com a outra mão segura a mama.  É a posição ideal para bebês com refluxo.

Lembre-se sempre de que na  técnica o bebê  abocanha toda  a aréola do seio da mãe para retirar o leite sem fazer esforço. Assim, ela também não irá pressionar ou machucar as mamas da mãe.

Dica:  de chorar e resmungar, seu bebê pode dar alguns outros sinais de que quer mamar, como estalar a língua ou chupá-la.

Publicado em 21 de março de 2013 / Atualizado em 27 de março de 2013

Unicef, & Ministério da Saúde. (2007). Promovendo o Aleitamento Materno.

Lamounier, J. A., Bouzada, M. C. F., Vieira, T. D. O., Janneu, A. M. de S., Maranhão, A. G. K., & Araújo, M. de F. M. (2008). Iniciativa Hospital Amigo da Criança , mais de uma década no Brasil : repensando o futuro. Rev Paul Pediatr, 26(2), 161-169.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar