Teste da orelhinha

Ao nascer, seu bebê precisa realizar um teste de audição que o governo brasileiro tornou obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos. O teste da orelhinha é realizado ainda na maternidade onde nasceu ou em unidades de saúde.

Esse exame é rápido, não invasivo e de fácil aplicação. Tem o objetivo de constatar problemas auditivos precocemente nos recém nascidos.

É introduzido uma pequena e delicada sonda na orelhinha do seu bebê que irá produzir um estímulo sonoro e observar sua captação do retorno. É indolor e dura em torno de 10 minutos.

Não tem contra indicação, é realizado com o bebê dormindo, em sono natural. Deve ser realizado a partir de 48 horas de vida, preferencialmente antes dos 3 meses de vida.

Caso seu filho não tenha passado no teste da orelhinha, não significa que ele tem problemas de audição, porque o teste pode dar falso positivo.

O bebê será submetido a exames mais detalhados e específicos que irão informar sobre a audição dele, determinando se ele ouve ou não e até que intensidade sonora ele ouve.

Caso seja confirmada a perda auditiva, é necessário dar início ao seguimento clínico, através de  uma equipe especializada, como otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos que irão trabalhar no processo de reabilitação auditiva.

Publicado em 21 de março de 2013 / Atualizado em 15 de abril de 2013

Vieira, A. et al. (2007) O diagnóstico da perda auditiva na infância. Pediatria (São Paulo); 29(1):43-49

Sociedade Brasileira de Pediatria

Teste da Orelhinha - cuidados que seu bebê merece! Retrieved from: Testedaorelhinhars.com.br

Otorrino Pediátrica: Teste da orelhinha. Retrieved from: Otorrinopediatrica.org.br

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar